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A inovação de seu cliente também é responsabilidade sua

Quantas vezes você já ouviu seu cliente falar que precisa, mas não sabe como inovar? É provável que sejam muitas. Mas o que talvez seja surpresa é que está ao alcance do contador ajudá-lo nesse desafio. Vamos descobrir como?

O desafio da inovação

A inovação costuma ser uma busca permanente em todas as empresas. É assim de forma mais marcante nas startups, dada a sua base tecnológica, mas não apenas nelas. Seu cliente tem também esse objetivo e até você, com seu escritório contábil, deseja aprender como inovar.

Em outros artigos aqui no blog, já abordamos o quão desafiador pode ser encontrar na inovação um diferencial competitivo, aquilo que lhe destacará em meio à multidão.

Antecipar-se às tendências para ser um contador do futuro, apostar no marketing contábil 2.0 e até fazer uso de jogos no escritório apareceram entre as possibilidades. Os limites quem estabelece é você e a sua coragem de tentar algo novo.

Seu cliente, como já falamos, muito provavelmente se encontra no mesmo momento. E isso se repete quando o profissional de contabilidade não é terceirizado, mas contratado. Nesse caso, seu empregador também gostaria de inovar. E o contador pode ajudar mais nesse sentido.

A inovação por meio da contabilidade

Anualmente, o Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA, na sigla em inglês) realiza uma pesquisa de perspectivas de negócios, na qual analisa o cenário econômico para a atividade.

Em 2013, o tema do estudo foi a inovação e os profissionais filiados elegeram os setores que mais contribuem com novas ideias nas organizações em que atuam.

Entre aqueles cuja colaboração é considerada como grande ou muito grande, foram citados:

  • Gestão executiva: 74%
  • Operações: 45%
  • Vendas e marketing: 35%
  • Finanças e contabilidade: 30%
  • Conselho administrativo: 18%
  • Recursos Humanos: 8%

Embora a contabilidade se coloque à frente de outras áreas na pesquisa, outras respostas indicam que, entre os profissionais contadores, há a certeza de que muito mais pode ser feito em prol da inovação.

Para 74% deles, a área de finanças e contabilidade deve desempenhar um papel importante ou extremamente importante nos esforços de inovação das organizações. Por outro lado, 31% acham que atualmente a sua contribuição é baixa ou quase nenhuma. Outros 36% a definem como “modesta”.

Interessante ainda destacar a visão do contador americano Dennis Durkin, que atua em uma empresa do setor imobiliário. Ao Journal of Accountancy, site especializado em contabilidade, ele declarou que o resultado da pesquisa retrata o distanciamento da contabilidade com as demais áreas das empresas.

Durkin refere ainda que, no momento, o setor contábil se comporta mais como um obstáculopara a inovação do que parceiro para a sua concretização.

Embora o estudo seja específico sobre o mercado americano, vale uma reflexão do profissional brasileiro. Questione-se sobre como a contabilidade tem participado da busca por inovação nas empresas. Será que os resultados são muito diferentes?

Como inovar com o auxílio da contabilidade

Se há espaço para o contador participar dos processos de inovação nas organizações que serve e se essa integração com os demais setores é uma atitude positiva, de que forma ele pode ajudar?

Também ao Journal of Accountancy, o consultor de gestão Joshua Azran elegeu as cinco principais ações esperadas do profissional de contabilidade para contribuir com a inovação nas empresas.

Confira a relação, veja que são dicas que se aplicam perfeitamente à realidade brasileira e se inspire para inovar e ajudar a inovar:

1. Integre-se à cultura de inovação

É até certo ponto cômodo acreditar que pode contribuir com a inovação, mas ficar inerte, esperando ser convidado a participar do processo. Não tenha receio em dar o primeiro passo. Isso é demonstrar proatividade.

Azran afirma que as empresas que mais se destacam em inovação são aquelas que incluem os profissionais de finanças e contabilidade em reuniões cuja pauta é descobrir como melhorar.

Se você não marca presença nessas oportunidades, como as suas boas ideias irão se juntar aos debates?

2. Aproveite a tecnologia existente

Uma gestão informatizada não é luxo, tampouco novidade. Estamos falando de sistemas que já funcionam há alguns anos, que hoje todas as empresas precisam e com os quais os escritórios de contabilidade devem estar interligados.

Mas ter a tecnologia não é o mesmo que saber aproveitá-la. Você se limita a lançar as informações contábeis na ferramenta ou trabalha com ela para obter algo maior?

Por vezes, as possibilidades de um recurso assim vão além do que está visível aos olhos. É preciso pensar fora da caixa, algo típico de mentes inovadoras. Se assim o fizer, estará ajudando aquele que confia no seu trabalho, propondo uma nova forma de resolver velhas demandas.

3. Não tema a tecnologia

Por vezes, a resistência à tecnologia se dá por certo receio em ser substituído por ela. Na área contábil, um dos melhores exemplos é o avanço da internet sobre o setor. Mas será que acontabilidade online é uma ameaça ou uma oportunidade?

O mesmo raciocínio vale para outras inovações que surgirem, pois fatalmente elas surgirão, já que a tecnologia é sempre um motor para as novas ideias.

A melhor forma de enfrentar esse cenário é vendo-se capaz de agregar valor à própria novidade apresentada pelo mercado. No exemplo da contabilidade online, seria algo como usar a ferramenta para inovar. Como seu cliente pode se beneficiar com essa estratégia?

4. Atualize-se

Já imaginou seu cliente não esperar nenhuma contribuição sua quanto à inovação da empresa por não achá-lo capaz de contribuir? Seria péssimo, não é mesmo?

Mas é o que acontece quando o contador de certa forma se acomoda. Esse é um comportamento prejudicial não apenas para a sua carreira, como para a própria empresa onde atua. Dessa forma, ele pouco pode contribuir para além do seu tradicional “feijão com arroz”.

Já o profissional que se mantém em constante atualização, tende a transitar com melhor desenvoltura por áreas que guardam alguma relação com a contabilidade, como é o caso das vendas e da própria tecnologia da informação.

Sempre que está pronto para dar algo mais, o contador mostra-se participativo e aumenta as chances de contribuir positivamente para a inovação.

Pronto para inovar?

Apresentamos neste artigo uma visão a respeito da contribuição do contador para a inovação da empresa onde atua. Como é possível perceber, está ao alcance do profissional oferecer apoio àquele que tanto confia no seu trabalho.

Se você presta serviços contábeis em uma pequena empresa, Joshua Azran considera que esse perfil de negócio oferece melhores condições de inovação a partir a contabilidade e de uma forma mais rápida, dada a agilidade organizacional. Se esse é o seu público-alvo, está aí mais uma boa razão para começar.

Fonte: Blog ContaAzul

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